Técnicas de Desenho Com Lápis

tecnicas de desenho

tecnicas de desenhoO primeiro passo neste tutorial de desenho é dominar tecnicas de desenhos com lápis que todo artista precisa.

Este tutorial deve levar menos de meia hora, mas pode tomar tanto tempo quanto você precisa para se familiarizar com os diferentes traços de lápis. Faça isso até que você possa fazer cada curso sem muita premeditação, e para que você possa entender onde cada curso pode ser útil durante todo o processo de retratos a lápis.

Pode ser útil  se você decidir com uma técnica preferida. Isto significa que você pode dominar o traço e executá-lo das mais variadas formas.

Não há certo ou errado. Apenas a sua preferência.

As diferentes técnicas de desenho a lápis.

Para isso, você vai precisar de:

Um lápis
Uma folha de papel

1.) O Contorno

Esta técnica a lápis é a mais básica de todas, e pode ser referida como um ‘esboço leve’ ou um ‘esboço pesado “.

tecnicas de desenho  Você usaria um contorno mais leve para criar as suas orientações e contornos guia de um tema, e pode ser desenhado tanto com uma régua como a mão-livre.tecnicas de desenho

Para criar um contorno leve, simplesmente reduza qualquer pressão de lápis no papel.Prenda o lápis em um ângulo
agudo com a parte superior do lápis da frente na direção que você está se movendo e usando uma técnica que puxa ajuda a fluir mais fácil, como pode ser visto no diagrama à direita.

tecnicas de desenho Para criar um contorno grosso seria usado na finalização do seu desenho.tecnicas de desenho

A técnicas de contorno grossa  ​​são geralmente desenhados à mão livre, e pode ser criada segurando o lápis mais perto da ponta para ter um melhor controle e aumentando a pressão para ajustar a tonalidade desejada, como visto no diagrama à direita. Você também pode achar que é mais fácil adicionar contornos grossos ​​em pequenos traços de lápis para evitar erros.

 

Dica; Segurando o lápis mais perto da ponta lhe dá mais controle sobre a precisão de suas linhas. Segurando seu lápis demasiado perto da ponta no entanto, podem obstruir sua visão.

Pratique em desenhar os contornos leves e grossos à mão livre, e trabalhe para que se sinta mais confortável em segurar seu lápis. A melhor posição será aquela que cria a linha mais reta.

2.) “Hatching”

tecnicas de desenho

 

A Técnica de Hatching é uma técnica que marca pequenas linhas agrupadas em conjunto para criar a cor de preenchimento de mais longe.

Esta técnica é uma técnica de sombreamento, e contornos, e pode ser leve ou pesada, reduzindo ou aumentando a pressão.

 

3.) “Cross-Hatching”

tecnicas de desenho

 

O mesmo método de hatching acima, exceto que o processo é repetido em sentido oposto numa segunda camada sobre a primeira camada.

Esta técnica é uma técnica de sombreamento, e é uma boa maneira de acrescentar tons mais escuros de seu lápis, adicionando várias camadas. Eu não recomendo este método se você quiser misturar o grafite.

 

4.) Pontilhismo

tecnicas de desenho

 

Técnica de Pontilhismo  usa o mesmo princípio da técnica de hatching, mas as linhas são muito pequenas, semelhantes a pequenos traços.

Esta técnica é uma técnica de sombreamento, mas para áreas menores, como a íris dos ​​olhos, ou mesmo para barbas.

 

5.) Linha Vai e Vem

tecnicas de desenho

 

A Técnicas da Linha Vai e Vem é, provavelmente, a primeira técnica de sombreamento que todos nós aprendemos quando jovens.Ela consiste simplesmente em mover o lápis em um movimento de vai e vem com uma velocidade mais rápida.Novamente, você pode alternar a pressão para criar tons de lápis mais leves e mais pesados.

6.) “Scumbling”

tecnicas de desenho

 

A Técnica Scumbling consiste em mover o lápis em pequenos movimentos circulares, mantendo-os todos muito compactos.

Esta técnica é brilhante para manter  sombreamento mais apertado.

 

Exercício: Passe meia hora praticando cada uma das técnicas de desenho de lápis acima.

Alternar entre os tons claros e pesados, e faça anotações de quais técnicas você encontrará as mais confortável para você.