Essas divertidas dinâmicas de volta às aulas irão facilitar a adaptação de novos alunos e readaptação dos antigos à rotina escolar.
Algumas atividades são projetadas para fazer com que as crianças se abram e falem sobre si mesmas, para que colegas e professores possam ter uma noção melhor de quem são. Outros definem as expectativas para a aula e introduzem novas regras, estilos de aprendizagem e outros procedimentos de sala de aula.
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Existem algumas dinâmicas escolares que começam o processo de ensino imediatamente, com diferentes atividades práticas de aprendizado que os lançam diretamente nos assuntos que abordarão ao longo do ano. E alguns são apenas divertidos projetos de artesanato de volta às aulas projetado para dar às crianças uma diversão para levar para casa no primeiro dia. Mas, estejam eles na pré-escola, no ensino fundamental, no ensino médio ou no ensino médio, há uma atividade de volta às aulas aqui que fará com que o ano comece com o pé direito.
Ideias de dinâmica de volta às aulas para os alunos
As dinâmicas que vamos mostrar nesse artigo podem ser realizadas durante a primeira semana de aula, que geralmente, tem cronograma mais solto.
Dinâmica do elogio
Este quebra-gelo alegre e que aumenta a confiança incentiva os alunos a compartilhar elogios uns sobre os outros.
Para começar, cada aluno recebe um pedaço de papel em branco colado nas costas. Então, cada colega pensa em um elogio para escrever nas costas de todos os outros alunos.
Depois que toda a aula terminar, peça aos alunos que retirem seus papéis e leiam todos os elogios que receberam na frente da classe.
Revise com seus alunos o que é um elogio (e o que não é) para ter certeza de que todos os elogios são apropriados.
Decore a sala de aula
Convide os alunos para ajudar a decorar a sala de aula — enviando a mensagem de que suas opiniões são valorizadas, suas vozes são ouvidas e sua presença é bem-vinda.
Divida a classe em quatro grupos e designe cada grupo para uma parede. Distribua materiais como marcadores, cartazes, fita adesiva e pedaços de papel quadriculado. Para um toque personalizado, peça a cada grupo que crie um objetivo comum que desejam realizar em sua classe e que o resuma em uma palavra.
Em seguida, peça aos alunos que escrevam suas palavras em letras grandes no papel gráfico, garantindo que cada grupo tenha um objetivo único.
Quando a aula terminar, pendure-os em cada parede designada, incentivando sua turma a assumir a responsabilidade de garantir que todos alcancem as metas estabelecidas para o final do ano letivo.
Perguntas do tipo “Você prefere”
Lidere, oriente e estimule um debate saudável entre os alunos com um conjunto de perguntas que certamente farão a sala de aula falar.
Considere alguns exemplos de perguntas do tipo “você prefere”, como:
- Você prefere brincar ao ar livre ou dentro de casa?
- Você prefere ver uma exibição de fogos de artifício ou uma apresentação de circo?
- Você prefere esquiar ou ir a um parque aquático?
- Você prefere que tudo em sua casa seja de uma cor ou cada parede e porta seja de uma cor diferente?
- Você prefere visitar a estação espacial internacional por uma semana ou ficar em um hotel subaquático por uma semana?
Para manter a turma na mesma página, considere a possibilidade de preparar algumas perguntas para impressão.
Caças ao tesouro em sala de aula
Envie seus alunos para uma caça ao tesouro na sala de aula, ajudando-os a se conhecerem e conhecerem seu novo espaço de aprendizagem.
Forneça uma impressão dos itens de sala de aula a serem procurados, deixando um espaço para os alunos escreverem uma breve descrição de onde encontraram cada item.
As folhas de caça ao tesouro preenchidas podem servir como uma referência fácil para os alunos nas primeiras semanas de aula para garantir que eles saibam onde encontrar tudo em sua sala de aula.
Duas verdades e uma mentira
Incentive os alunos a escrever três declarações sobre si mesmos, sendo uma delas falsa.
Depois de dar aos alunos cinco minutos ou mais para escrever suas frases, peça-lhes que as leiam em voz alta, uma por uma – e aproveite o entretenimento enquanto os colegas tentam adivinhar qual das afirmações é mentira.
Esta atividade também serve como uma maneira simples e inicial de avaliar os níveis de habilidade de seus novos alunos: À medida que seus novos alunos escrevem suas frases, você pode caminhar e ver quais alunos precisam de ajuda e podem precisar de ajuda com a comunicação escrita.
À medida que eles leem suas frases, você também pode avaliar as habilidades de comunicação verbal.
Certifique-se de dar um exemplo aos alunos, compartilhando suas duas verdades e uma mentira primeiro. Os alunos sempre adoram aprender sobre seu novo professor também!
Cápsula do tempo da aula
Crie cápsulas de tempo individualizadas no primeiro dia de aula. Preencha-os com itens como cartas pessoais sobre o que os alunos planejam realizar durante o ano letivo.
As cartas podem incluir expectativas, notas que gostariam de tirar e amizades que gostaria de fazer.
Você também pode tirar fotos de seus alunos no primeiro dia, imprimi-las e colocá-las dentro das cápsulas do tempo.
No último dia de aula, devolva a cápsula do tempo de cada aluno e permita que vejam o quanto aprenderam, cresceram e alcançaram durante o ano letivo.
Não responda
Peça à sua classe que fique em pé em um círculo. Peça a um aluno que interaja com outro colega de classe e faça ao outro aluno uma pergunta sobre sua personalidade ou gostos. Para esclarecer, dê alguns exemplos aos alunos: “Qual é a sua cor preferida?” ou “O que você não gosta de fazer?”
No entanto, explique que o aluno a quem foi feita a pergunta que ele não poderá responder — com o aluno à sua esquerda respondendo por ele. Observe que a resposta não precisa estar certa e que cada aluno pode tornar suas respostas o mais imaginativas ou criativas possível.
Desenhe um autorretrato
Forneça uma planilha de autorretrato como a abaixo como uma atividade fácil de início de ano. Quando todos terminarem, peça a cada aluno que apresente seu autorretrato para a turma como uma apresentação formal aos colegas e a você mesmo!
Dinâmica de Não deixe a bexiga/balão cair
Leve bexigas/balões para a sala de aula e peça para os alunos encherem de ar. Peça os alunos que se levantem e no sinal eles devem jogar as bexigas para o ar. Explique para os alunos que eles devem mantê-las no ar pelo maior tempo possível.
O professor terá que retirar um aluno aleatoriamente até que não restem mais nenhum aluno suficiente parar manter as bexigas no ar.
No término da brincadeira peça para os seus alunos se sentarem em circulo e discutam o que aprenderam e entenderam com essa atividade.
O objetivo é estimular a cooperação das crianças e fazerem eles entenderem a importância de cada um para o sucesso da sala.
Dinâmica dos crachás
Consiga apito e uma caixa. Confeccione crachás (ou fichas) com os nomes dos alunos e os coloque dentro da caixa.
Organize uma roda com os alunos e sentem no chão. Peças para as crianças irem passando a caixa e o professor precisará apitar quando a caixa estiver na mão de um aluno. Assim que a caixa parar ao som do apito, o aluno deve pegar o crachá e sem mostrar para o restante da sala, ele deve dizer uma qualidade ou as iniciais do nome para a sala adivinhar.
A atividade tem como objetivo aproximar os colegas uns dos outros e ajudar no entrosamento nos primeiros dias de aula.
Dinâmica dos nós (Nó Humano)
Peça para os alunos formarem um círculo com as mãos dadas e gravarem os colegas que estão à esquerda e direita de onde estiverem.
Ao sinal da professora (pode tocar uma música), os alunos soltam as mãos uns dos outros e irão caminhar pela sala, ao fim da música, todos terão parar onde estão.
Sem sair das posições, o aluno terá que dar a mão direita para o(a) colega que estava à sua direita no início da atividade e fazer o mesmo com a mão esquerda. Ao fazer isso, ele fará um nó humano. Sem soltar as mãos, as crianças terão que desfazer o nó até formar um círculo novamente.
A dinâmica tem como objetivo uma maior interações com os alunos, quebrando o gelo entre eles e valorizar o trabalho em equipe e cooperação.