O projeto “Maleta Viajante” se trata de um projeto educacional que consiste em disponibilizar livros de literatura infantil para que as crianças leiam em casa com o apoio dos pais e responsáveis. Promovendo o estimulo à leitura, o processo pedagógico ajuda a ampliar a criatividade e imaginação das crianças.
O que é o projeto Maleta Viajante?
O “Maleta Viajante” se trata de um projeto que usa, por meio de histórias infantis, oferecer livros de forma periódica em busca de estimular que crianças leiam. O objetivo da “mala viajante” é trabalhar a sensibilização infantil de forma lúdica e prazerosa, despertando mudanças de atitudes comportamentais desenvolvidas na formação como leitores.
- Relacionado: Ideias de Temas de Aniversário Feminino
A seleção dos livros e suas histórias são feitas pelas professoras, respeitando a faixa etária dos alunos e sempre focando no crescimento como cidadãos e pessoas. O compartilhamento entre as visões e experiências adquiridas pela leitura entre os alunos é importante.
Qual o objetivo da Maleta Viajante na educação infantil?
Como seu principal objetivo, o Maleta Viajante busca estimular o hábito pela leitura, usando da disponibilização de livros e historinhas infantis. Ao desenvolver o gosto pela leitura, o objetivo é que as crianças despertem a curiosidade e a criatividade, sempre buscando expandir horizontes e enxergar outros pontos de vista através da comunicação.
A meta é desenvolver o vocabulário, propiciar a percepção de diferentes resoluções de problemas, despertar a autonomia nas pequenas decisões, inseri-los de forma social na escrita e leitura, apresentar a cultura assim contribuindo para o crescimento emocional e cognitivo.
Qual a importância da maleta viajante?
O Maleta Viajante é um projeto importante para o desenvolvimento pessoal e tem como alvo crianças em idade pré-escolar e na educação infantil. O ideal é que quanto mais jovem for a criança, melhor e mais eficaz o projeto funciona, já que elas ficam mais imersas em jogos simbólicos.
Apresentando uma maior facilidade de interação com histórias infantis como fantasias, lendas, fábulas e contos. Ao usar de personagens fantásticos (como princesas, príncipes, aventureiros, animais falantes, bruxas ou monstros) em diversas situações do dia a dia e morais, isso acaba desenvolvendo uma maior compreensão do mundo e estimulando o raciocínio decisório.
Quanto mais novas forem as crianças, melhor será o contato com os livros durante a vida, podendo ter contato com livros clássicos e contemporâneos.
O projeto “Maleta Viajante” tem maior eficácia quando a família é envolvida junto da criança. Junto dos familiares, a criança se sente mais segura e acolhida entre uma cultura familiar e se identifica e aceita mais se envolver no universo das histórias e o contato com os livros.
Como funciona o projeto da Maleta Viajante?
O projeto Maleta Viajante se adapta a faixa etária da criança e a realidade social em que ela inserida. Ele funciona com a criança levando uma maleta com um livro de história infantil e um caderno para casa.
Após a criança ler o livro junto da família, que ela registre no caderno com a ajuda dos familiares, as impressões do que ela achou sobre a história e o que ela aprendeu.
Em sala, cada criança terá que compartilhar os seus sentimentos e experiências com os colegas sobre a leitura em casa, contando suas impressões e o que aprendeu com a história lida.
Maleta viajante para imprimir
Confira abaixo um modelo para imprimir do registro da experiência com a maleta viajante. O registro deve conter dados sobre o livro, data, registros dos responsáveis e as impressões da criança. A criança também poderá fazer um desenho ilustrativo da história.
MALETA VIAJANTE EM PDF PARA BAIXAR
PROJETO MALETA VIAJANTE EM PDF PARA BAIXAR
PROJETO MALETA VIAJANTE EM PDF PARA BAIXAR
Como fazer uma Maleta Viajante em EVA passo a passo
Para que as professoras e corpo docente escolar coloquem em prática o projeto, é preciso produzir e confeccionar a maleta. Esse processo pode ser feito apenas pela professora ou pedindo a ajuda dos alunos, para montar e decorar a maleta.
A mala pode ser feita de diversos materiais, mas o ideal é que faça a Maleta Viajante com EVA, um material mais emborrachado e fácil de manusear.
Compre uma maleta de plástico comum em papelaria, podendo ser uma pasta simples. A maleta precisa ser espaçosa para caber os livrinhos que você colocará dentro e conter uma fechadura resistente para que ela não abra.
Para a decoração da maleta, você precisará de folhas de EVA coloridas, canetinhas, giz de cera oleoso e purpurina. Faça moldes com o EVA cortado por uma tesoura e cole com cola na pasta. O ideal é que os moldes sejam de desenhos de figuras conhecidas como crianças, animais, letras e objetos.
Confira o passo a passo da maleta no vídeo do link.
Ao criar uma maleta decorada e divertida, as crianças se sentiram ainda mais estimuladas pelo projeto.
O projeto Maleta Viajante é um investimento barato, já que ele não precisa de materiais especializados e apenas precisa de uma quantidade pequena de livros infantis que podem ser usados pela biblioteca da escola.
Os resultados pedagógicos são muito positivos e irão refletir no crescimento pessoal dos alunos, estimulando o hábito da leitura e desenvolvendo o lado criativo, imaginativo e cognitivo da criança.